N'A Escola da Noite, o capítulo da formação é geralmente
dividido entre duas áreas distintas: a formação permanente, interna, que é regularmente levada a cabo pelo elenco permanente da companhia e as acções que são desenvolvidas pel'A Escola da Noite como acções de formação para terceiros.
Na primeira destas vertentes privilegia-se o trabalho do actor e a manutenção física. Neste capítulo, por exemplo, ao longo da existência da companhia houve já aulas regulares de yoga (Ana Varela), danças de salão (Carlos Piteira) e movimento (João Martins), entre outras disciplinas. Actualmente, os actores da companhia praticam regularmente movimento, Tai Chi Chuan (António Amorim) e natação.
Mas houve também oficinas específicas com diversos formadores que abordaram sectores como os da voz, da acrobacia e, naturalmente, da actuação:
• Atelier de Movimento por Paula Massano (1992);
• Atelier de Dramaturgia por António Cabrita (1992);
• Atelier de Actuação (com base em "Noite de Reis", de Shakespeare) por Konrad Zschiedrich (1992);
• Atelier de Voz e Elocução por Luís Madureira (1992);
• Atelier de Construção de Figurinos por Amélia Varejão (1993);
• Atelier de Preparação do Actor por Richard Schechner (1993);
• Atelier sobre Voz e Elocução (com base em "Leôncio e Lena", de Georg Büchner) com Pierre Voltz (1993);
• Atelier de Actuação com Giorgio Barberio Corsetti (1994);
• Estágio de Acrobacia (integrado na montagem de "Uma Visitação" com João Martins (1995);
• Atelier de Actuação por Konrad Zschiedrich (1997);
• Atelier de Actuação com Rogério de Carvalho (1998);
• Atelier de Danças do Nordeste (Brasil) por Christianne Galdino (1998);
• Atelier com Stephan Stroux (1998), integrado na co-produção "Viagem ao Centro do Círculo" CTB / A Escola da Noite;
• Atelier de Voz e Actuação (a partir de "Os Persas", de Ésquilo) com Pierre Voltz (1998);
• Estágio de Pantomima com Luís de Lima (1998);
• Atelier de Actuação com Jean-Pierre Ryngaert (1988);
• Encontro com Antônio Mercado sobre o texto "El dia que me quieras" de José Ignacio Cabrujas (1998);
• Encontros com o Teatro Antigo - Tragédia Grega — Maria Helena da Rocha Pereira (1998);
• Exercício-espectáculo "A Última Viagem do Príncipe Perfeito", dirigido por Avelino Neto (1998);
• Encontros com o Teatro Antigo - Comédia Grega — Maria de Fátima Sousa Silva (1999);
• Curso "Teoría y Práctica del Teatro Griego" ministrado pela Faculdade de Letras de Coimbra (1999);
• Atelier "Além as Estrelas são a Nossa Casa" precursor da montagem do espectáculo com o mesmo nome (1999);
• Segundo atelier "Viagem ao Centro do Círculo" com Sthephan Stroux (1999);
• Seminário sobre Dramaturgia Moderna Brasileira, orientado por Silvana Garcia (2000);
• Atelier de Capoeira, por Melquisalem Sacramento (2000);
• Laboratório Diálogos Brasileiros (poesia de Sophia de Melo B. Andresen e Adélia Prado), dirigido por António Augusto Barros (2000);
• Encontro com o Grupo TAPA, de São Paulo, por ocasião da vinda desta companhia ao Pátio da Inquisição (2000);
• Estágio de Administração, ao abrigo da medida Cultura / Estágios (2000);
• Participação de um elemento da companhia no Curso de Gestão Cultural organizado pela Associação Empresarial de Portugal (2000);
• Atelier de Dramaturgia orientado por Gil Vicente Tavares (2001);
• Atelier de voz e expressão musical, por Tilike Coelho (2001);
• Exercício interno sobre a obra de Strindberg baseado no texto "A Mais Forte", dirigido por Sofia Lobo (2001);
• Oficinas de Jogo do Pau (Nuno Russo) e de Percussão (Quiné), integradas na montagem de "Auto da Visitação e outras cousas que por cá se fizeram" (2002).