Acto Cultural

de José Ignacio Cabrujas

estreia em Coimbra, a 15 de Novembro de 2001

Pátio da Inquisição

total de espectáculos - 34 (Coimbra)

24ª produção - A Escola da Noite©Novembro2001

•••Encenação: António Augusto Barros.
•••Tradução: Sílvia Brito.
•••••••••Amadeu Mier > Fernando Mora Ramos
•••••••••Cosme Paraima > António Jorge
•••••••••Hermínia Briceño > Sílvia Brito
•••••••••Antonieta Parissí > Isabel Lopes
•••••••••Francisco Xavier de Deus > Rui Damasceno
•••••••••Purificação Chocano > Sofia Lobo
•••Cenografia: João Mendes Ribeiro.
•••Adereços:António Jorge e Ana Rosa Assunção.
•••Música:Paulo Vaz de Carvalho.
•••Clarinetista:Nuno Pinto.
•••Fotografia: Nuno Patinho / Augusto Baptista.
•••Direcção de montagem: António Jorge.
•••Operação de luz: Rui Simão.
•••Operação de som: José Miguel Lontro.
•••Direcção de cena: Margarida Dias.
•••Execução de cenografia: Alfredo Santos, António Jorge, Armando Fernandes, Carlos Figueiredo, João Carlos Pinheiro e Paulo Ferreira.
•••Execução de figurinos: Elsa Rajado, Noémia Gomes, Maria do Céu Simões e Mário Oliveira.
•••Promoção e relações com a imprensa: Isabel Campante.
•••Colocação de espectáculos: Pedro Rodrigues.
•••Produção: Rui Valente.
•••Consultora para a tradução: Heloísa Alvarez.
•••Outros consultores: Orlando Worm, Armindo Soares e Maria Antonieta Borjas.
Acto Cultural

Flor de Lama
É muito raro encontrar um autor que tenha também uma experiência profunda e multifacetada por dentro do fenómeno teatral, enquanto actor, encenador e membro de uma companhia.

Não é fácil para um autor incorporar de forma prática, ao longo da sua obra, as principais discussões estéticas do último século teatral — Tchekhov, Pirandello, Brecht, Beckett — e "sobreviver" a tudo isso com a reinvenção de um modo próprio, pletórico da teatralidade.

Não é frequente a conjugação de um verbo poderoso e humorado, cáustico, iconoclasta, com uma forma dramática de e para actores, com um teatro que se abre à fruição e à discussão com o público.

Para lá de todas estas conjugações inusitadas, existem autores que conseguem ainda situar o cerne do seu teatro na reflexão sobre a condição do artista, sobre a inserção de um artista num projecto colectivo, sobre as relações da arte com a sociedade, da arte com a comunidade.

José Ignacio Cabrujas é um desses raros autores nossos contemporâneos.

E, na sua obra "Acto Cultural", temos tudo isso em elevado grau de concentração. Por isso a escolhemos para vos apresentar neste momento.

Rir é um trabalho árduo. Seria fácil acrescentar: …num mundo como o de hoje. No entanto, seria demagógico, porque nos queríamos referir apenas a nós próprios, às nossas próprias dificuldades.

Cabrujas considerava que só tinha começado verdadeiramente a escrever quando decidiu falar de si próprio. No entanto, a forma que escolheu para o fazer é profundamente social.

Como não podia deixar de ser, as palavras de Cabrujas foram filtradas por nós, com o nosso modo, o nosso jeito, as nossas inflexões, mas o público esteve sempre pelo meio. Como nunca. Às vezes fez-nos falta nos ensaios.

Agora que abrimos as portas, queremos dar-vos conta do prazer sempre renovado que é voltar a trabalhar, voltar a mergulhar obsessivamente na construção do precário, do efémero, do quase inútil. Desta vez, com esta matéria textual que nos acompanha como projecto quase desde a fundação. Desta vez, com um elenco, também ele raro, no seu precioso equilíbrio de diferenças.

E, afinal, depois de todas estas elocubrações, ele (Cabrujas, que morreu em 1995) e nós (que estamos quase a transformar-nos em vestígios arqueológicos em 2001) só esperamos que sorriam.

António Augusto Barros

P.S.: Esperamos também, aqui, n'A Escola da Noite, que tenha valido a pena atravessar os perigos desta visita à nossa trincheira, para participar neste serão cultural. Cuidado com os buracos à saída. Obrigados.

«Alguém viu por aí o Presidente da Câmara?»